Como manter seu público engajado por meio do marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital, que tem como objetivo promover o engajamento do público e o crescimento do número de clientes da sua empresa por meio da criação de um conteúdo que seja relevante.

Ou seja, não estamos falando de qualquer produção e sim de um material que passa por avaliação, estudo e análise.

Na prática, o marketing de conteúdo é focado em gerar valor para os clientes, criando uma boa imagem em relação à empresa, além de uma percepção positiva sobre o que é o negócio.

Diante disso, é essencial que as empresas que atuam no ambiente digital passem a investir em técnicas e estratégias do marketing de conteúdo.

Neste artigo, você compreenderá quais são essas técnicas e como elas podem ser realizadas em sua empresa, sendo o seu foco principal uma importadora de mini robô ou qualquer outro segmento. Acompanhe os detalhes no decorrer do artigo!

As etapas do marketing de conteúdo

Como já apresentamos na introdução, o marketing de conteúdo reúne um conjunto de estratégias no ambiente digital para o desenvolvimento de um material que seja atrativo para os clientes.

Ou seja, o conteúdo produzido precisa ter relevância, assim como promover o engajamento e a interação.

Com o desenvolvimento da internet, as empresas não podem deixar de pensar em estar no ambiente digital. Mas, somente ter um site ou redes sociais não é mais suficiente para atrair o público e ter um destaque diante da concorrência.

O que agrega destaque e diferencial no seu segmento, sendo este focado em brindes personalizados ou em produções multimídias, por exemplo, é o investimento no marketing de conteúdo e outras ações que geram valor ao relacionamento com o potencial cliente.

Isso porque é a partir de tais ações que sua marca será encontrada na web e você poderá implementar autoridade e interações.

Para que isso ocorra, a estratégia é dividida em 4 fases principais, que citaremos a seguir:

  • Planejamento;
  • Identificação do público-alvo;
  • Produção e distribuição do conteúdo;
  • Mensuração dos resultados.

Dessa forma, o primeiro passo para utilizar essa estratégia é conhecer quais são as etapas do marketing de conteúdo de forma mais detalhada. Confira abaixo.

Planejamento

A primeira delas diz respeito à fase do planejamento.

Essa etapa é essencial para entender qual é a equipe de comunicação e marketing da sua empresa, assim como definir quais serão os objetivos e metas.

Ao criar qualquer ação de marketing é importante deixar muito claro os motivos pelos quais sua empresa está fazendo isso, assim como onde ela pretende chegar com tal ação.

Reconhecimento do público

A segunda etapa é do conhecimento do público-alvo para a elaboração de uma persona.

Já falamos que o conteúdo precisa fazer sentido para o público-alvo, ou seja, gerar um valor. Isso só é possível se sua empresa conhece bem o público.

Por exemplo, um escritório contábil são paulo produzirá um conteúdo especializado nesse tipo de público, ou seja, de pessoas que estão buscando a solução para a infertilidade.

Nesse caso, é possível segmentar ainda mais, identificando o gênero, idade, classe social, interesses, dentre outros.

Produção e distribuição de conteúdos

Após essa identificação do público, existe um planejamento sobre as datas e os canais que os conteúdos serão veiculados.

Dessa forma, a terceira etapa pode iniciar que é criar e desenvolver todos esses conteúdos.

O marketing de conteúdo utiliza técnicas de SEO, visando a otimização dos mecanismos de busca e investindo em um material diverso e que respeite a identidade visual da empresa, possibilitando a criação de textos para o seu site, vídeos, e-mail, marketing e até e-books.

É importante pensar também onde esses conteúdos serão distribuídos, pois eles devem ser promovidos em canais de comunicação da sua empresa, seja no site, redes sociais, aplicativos ou até mesmo, por meio de listas de e-mail, mas que também façam sentido para a audiência. Ou seja, seu público precisa ter fácil acesso a esses canais.

Nesse momento, a empresa deve avaliar quais são os melhores canais e até mesmo, a depender do conteúdo, promovê-lo por meio de mídia paga.

Mensuração de resultados

A quarta e última etapa que pode ser aplicada em sua empresa, seja ela atuante do setor industrial, com a produção de móveis planejados alto padrão ou em empresas direcionadas a criação de jogos no segmento de tecnologia, por exemplo, é a mensuração dos resultados.

Por meio da análise de dados é possível verificar se as ações utilizadas estão dando o retorno desejado.

Para isso, é importante analisar as interações que foram geradas com os posts, se aumentou ou reduziu o tráfego no site, o número de visitas nas redes sociais, dentre outros.

Por que você deve investir em marketing de conteúdo?

Se você ainda está em dúvida acerca do marketing de conteúdo, não se preocupe que vamos te ajudar a identificar se é necessário implementar e quais os benefícios de investir nessa estratégia.

Nos tópicos a seguir, separamos alguns motivos que são essenciais para motivar sua empresa a fazer o investimento nessas estratégias. Dessa forma, não perca mais tempo e prossiga a leitura.

1. Aumenta o número de visitas em seu site

Seu site teve uma queda no número de visitas? Talvez seja porque está faltando o investimento em marketing de conteúdo.

Existem pesquisas que mostram que a maioria das pessoas utilizam o google como principal ferramenta de pesquisa.

Por exemplo, quando o cliente quer saber sobre projeto de arquitetura de interiores ou qualquer outra demanda, ele costuma buscar nessa ferramenta.

Por isso, pensar em um bom conteúdo, também é obter uma melhora no ranking do Google. Os primeiros links que aparecem costumam ser mais visitados pelas pessoas.

Ou seja, a partir do momento em que você realiza o investimento em marketing de conteúdo, e pensa na produção de um material que seja relevante, você consegue garantir uma boa posição no ranking e isso faz com que seu site tenha mais visitas.

Tendo mais tráfego, sua empresa consegue conquistar novos clientes e também se consolidar no mercado, além de aumentar o número de vendas.

2. Amplia o brand awareness

Com o avanço tecnológico e a facilidade de acesso, a concorrência está se tornando cada vez maior. As pessoas disputam um espaço na internet, assim como lutam para ter atenção do seu público.

Dessa forma, ter o reconhecimento da sua marca que realiza reformas comerciais, por exemplo, é uma excelente opção para aumentar o número de clientes.

Um conteúdo com qualidade faz com que as pessoas reconheçam a marca e entendam de forma assertiva quais são os produtos e os serviços oferecidos por sua empresa.

Se o cliente gostar do conteúdo que é produzido, é muito provável que ele prefira sua marca no momento que ele precisar comprar um produto ou até mesmo, obter um serviço.

3. Traz mais engajamento para sua marca

Estamos falando sobre o reconhecimento da sua marca pelo cliente, que também traz um diferencial diante da concorrência e agora, precisamos apontar o aumento do engajamento que o marketing de conteúdo consegue promover para o seu negócio.

Engajar é ter relacionamento com o cliente, selecionar e segmentar o conteúdo. Ou seja, é preciso ter em mente, qual público a sua empresa quer atingir, bem como qual a forma que ele buscaria informações sobre galpões de lona.

O contato com o seu cliente não deve ser focado somente nas vendas, pois um conteúdo de qualidade leva em conta orientar, informar, agregar valor e, ainda, interagir com o público.

Já foi o tempo em que as empresas só se preocupavam com as vendas. Esse é o momento de criar laços e estabelecer relacionamentos.

4. Traz orientação ao mercado

Outro dado bastante importante diz respeito ao processo de educação e orientação no mercado.

Quando sua empresa produz um conteúdo e ele traz informações para o cliente, essa é uma forma de promover a educação no mercado, por meio do seu público-alvo.

Dessa forma, é essencial fazer conteúdos que tirem as dúvidas dos clientes, trazendo ensinamentos sobre as decisões que precisam ser tomadas no momento da decisão de compra e orientando sobre como utilizar determinado produto ou serviço.

Essa é uma ação essencial e provavelmente, ao explicar esse mesmo conteúdo para outra pessoa, o cliente cite sua marca.

5. Aumenta o número de vendas

Agora que você já entendeu que o marketing de conteúdo cria um bom relacionamento e interação com seu público, precisamos entender que as vendas são uma consequência muito positiva dessa ação.

Nem sempre, o Marketing de Conteúdo está focado na venda, pois já detalhamos que a ideia é criar um bom relacionamento, informar, orientar e educar. Mas, o aumento das vendas é uma consequência.

Em alguns momentos, após a identificação da jornada de compra do seu cliente, é possível focar o seu conteúdo de forma específica para orientar o seu cliente em potencial a realizar uma compra. Nesse caso, o conteúdo serve como um guia para a tomada de decisão.

6. Gera mais leads para o negócio

Ampliar o número de clientes, bem como alcançar pessoas que demonstram interesse nos assuntos/serviços abordados pela marca é o interesse de qualquer empreendimento, seja ele atuante no segmento de construção, verificando o valor do revestimento acústico para teto, ou focado na venda de roupas de grifes para pets.

Assim, é importante entender que para que isso seja possível, é fundamental gerar leads qualificados para o seu negócio. Afinal, eles são clientes em potencial que são conquistados por meio da visita ao seu site e produção de valor nos contatos de busca.

Não basta apenas ter visitantes em um site, é importante conseguir transformar tais contatos e interações em oportunidades de aprofundar esse relacionamento, obter mais dados sobre a pessoa e, até mesmo, direcioná-la para um vendedor.

Dessa forma, é essencial que sua empresa realize o investimento em marketing, para que possa colher os bons frutos dessa ação.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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SOBRE NOSSA SEO
Fabiana Calil

Mais de 20 anos de profissão sendo 14 deles gerindo meu próprio negócio, me fizeram uma profissional com visão abrangente, multidisciplinar, ágil e com uma capacidade única na gestão de equipes coesas, eficientes, responsáveis e capazes de se auto gerir.