Autor: Equipe Opte Comunicação
Criar uma campanha de marketing bem sucedida quase nunca é fácil. Todos os dias, milhares de pessoas criam conteúdos online que viralizam, o que pode passar a impressão de que é fácil “bombar” na internet e criar engajamento.
No entanto, a realidade é bastante mais dura. Para alcançar o sucesso, é preciso fazer um planejamento estratégico completo e ser consistente, o que costuma tomar tempo e esforço.
Ainda assim, existem algumas dicas que podem tornar esse processo mais intuitivo. Então leia até o final para conferir os nossos 8 passos para uma campanha de sucesso:
1 – Defina o objetivo
Antes de começar o seu projeto, é preciso determinar qual é o objetivo da campanha, ou seja, o que você deseja alcançar com ela. Existem diversas possibilidades, como criar uma comunidade online, obter mais leads para o seu site, lançar um produto, melhorar a imagem da empresa, etc.
2 – Determine o público-alvo
Delimitar corretamente o seu público (ou a persona) é essencial para que a campanha tenha bons resultados. Afinal, de nada adianta pensar em ótimos conteúdos se não estiverem direcionados à pessoa certa, que vai se interessar por eles.
3 – Decida os formatos
Para que mais pessoas acessem o material da sua campanha, é importante apostar em diferentes formatos de divulgação. Essa variedade vai fazer com que o seu conteúdo se torne mais interessante e tenha mais engajamento.
Alguns exemplos de formatos de conteúdo mais utilizados atualmente são: vídeos, artigos de blog (especialmente em forma de listas), podcasts, infográficos e jogos.
4 – Seja autêntico
A sua campanha de sucesso deve estar de acordo com a identidade e os valores que a marca já carrega. Isso porque produzir conteúdo não relacionado com a história da sua empresa pode até desagradar os clientes. Por isso, seja coerente e dê sempre um ângulo próprio ao assunto que pretende tratar.
5 – Não foque apenas no comercial
A campanha de marketing viral não é o espaço para fazer uma propaganda explícita do seu produto ou serviço. É muito improvável que as pessoas se engajem e compartilhem um conteúdo puramente promocional.
Por isso, a melhor forma de fazer uma campanha de sucesso é passar uma mensagem ou experiência positiva para o usuário, o que deve construir um relacionamento entre vocês. É a publicidade que não parece publicidade.
6 – Surpreenda
As campanhas de maior sucesso são aquelas que oferecem ao público algo inesperado. Afinal, os acontecimentos mais inusitados são os que têm mais chance de serem comentados e compartilhados espontaneamente.
Por essa razão, fuja do padrão de sempre, explore a criatividade e ofereça ao seu cliente um conteúdo surpreendente.
7 – Explore as emoções
Quanto mais o seu material emocionar os clientes, mais provável será que eles se conectem com a campanha e a compartilhem. Isso porque as emoções são determinantes no que diz respeito a tomarmos uma atitude.
Contudo, é importante que os sentimentos despertados sejam positivos, como reflexão, diversão e nostalgia. Emoções negativas como raiva e tristeza podem causar repulsa e impedir que o conteúdo seja compartilhado.
8 – Promova o conteúdo em diferentes canais
Por fim, não deixe de investir em variados meios de comunicação de massas, sempre que tiverem a ver com o seu público. Televisão e redes sociais são ótimas plataformas para viralizar.
Além disso, considere patrocinar o seu conteúdo para que ele possa atingir ainda mais pessoas.
Case de sucesso – Hospital de Amor:
No final de 2017, o Hospital de Câncer de Barretos trocou seu nome por Hospital de Amor. A ação envolveu a troca do logotipo da instituição e o lançamento de um vídeo da campanha:
O case do Hospital de Amor se tornou um exemplo de viral que segue as dicas que abordamos:
- Mexe com as emoções ao despertar empatia e afeto;
- Foi divulgado em múltiplos canais;
- Conversa com o público-alvo;
- Tem relação com a identidade da instituição;
- Adota um formato de fácil entendimento.