OS DESAFIOS PARA AS EMPRESAS QUE ESTÃO COMEÇANDO NO MARKETING DIGITAL

No post anterior eu deixei algumas perguntas para reflexão e uma delas é a que dá corpo a esse texto: Quanto de informação sobre meu negócio (produto ou serviço) eu sou capaz de gerar?

Ao executar qualquer tipo de comunicação presume-se que a empresa esteja preparada para receber os consumidores interessados, seja no marketing off-line ou online.

Existem “n” diferenças entre a comunicação tradicional e a online, mas especificamente sobre o assunto desse post – CONTEÚDO – é importante ressaltar que o caminho entre o anúncio até o contato com a empresa, no meio digital, passa por pesquisas e avaliações do item anunciado nos diversos canais que o anunciante tiver disponível.

Pense comigo: as pessoas estão na internet pesquisando o que lhes interessam e, para que a sua empresa seja encontrada, ela precisa ter conteúdo publicado na rede: site, blog, perfis em redes sociais, vídeos no youtube etc.

Exceto pelo site, que às vezes funciona apenas como uma vitrine, os demais canais de comunicação online exigem a alimentação de conteúdo para que a comunicação aconteça, de fato. O mágico encantamento entre consumidor e vendedor acontece através do relacionamento constante por meio de conteúdo relevante.

Sendo assim, a primeira preparação que sua empresa precisa fazer para se embrenhar no marketing digital é saber gerar conteúdo. É saber extrair do seu produto, do seu dia a dia, da solução que o seu serviço garante, informação capaz de atrair e conquistar seu mercado, de forma constante.

Caso você não tenha tempo ou alguém dentro da empresa que faça isso por você, existem profissionais especializados para tal trabalho.

Um bom profissional vai entender do seu negócio como se fosse dele, extrair informações para gerar um longo plano de comunicação. A partir disso, o caminho se abre para o uso das ferramentas de marketing digital, e basta um pouco de criatividade e senso crítico de oportunidade para fazer o seu consumidor chegar até você.