O MARKETING E A CRIAÇÃO DE PERSONAS

A criação de personas no marketing digital é uma estratégia que tem por objetivo transmitir uma mensagem relevante, útil e de fácil entendimento para o consumidor que tem afinidade com sua marca.

A questão é, quem é esse consumidor? Quem é a pessoa que se interessa por sua empresa?

O QUE É PERSONA?

Persona é um personagem fictício, criado através de dados que representam o consumidor ideal. Mas, como chegamos à persona ideal?

Entender quem é a sua persona é, sem dúvidas uma estratégia de sucesso. Definir a persona auxilia na atração de pessoas que realmente se interessam pela sua empresa e têm chances reais de se tornar um cliente seu.

Diferente de público-alvo que tem um perfil mais generalizado, a persona deve ser um modelo ideal de seu possível cliente e por esse motivo é importante estar atento.

Traçar um perfil específico e com detalhes permite um direcionamento mais efetivo, possibilitando que sua empresa selecione melhor seus clientes para entendê-los melhor e garantir que sua experiência seja satisfatória.

PERSONA X PÚBLICO-ALVO

O público-alvo é um grupo de possíveis clientes de uma empresa que pode se interessar pelo que sua empresa tem para oferecer.

Diferente da persona, o público-alvo atinge um maior número de consumidores, de perfis mais generalizados e foi usado por muito tempo pelas empresas como ponto de partida para o desenvolvimento de um trabalho de promoção.

Atualmente as empresas utilizam de um novo direcionamento de esforços para a captação de potenciais clientes. Elas estão mais preocupadas em selecionar melhor o seu consumidor e assim poder atendê-lo exatamente no que precisa, e é aí que entra a persona.

A sua persona deve ser tratada como uma pessoa real, que tem anseios, medos, necessidades, ambições, problemas pessoais e profissionais, hobbies, e tudo o mais.

Saber com quem se está falando, as necessidades e anseios dessa pessoa, torna a aproximação mais fácil e consequentemente desperta o interesse de quem realmente precisa do que você e sua empresa têm a oferecer.

COMO CHEGAR À SUA PERSONA?

A persona deve ser elaborada a partir de dados reais e não somente por suposições. Devemos levar em consideração pontos que tracem um perfil o mais próximo possível da realidade como, por exemplo: Idade, sexo, profissão, grau de instrução, área de atuação, objetivos profissionais e pessoais, desafios, problemas profissionais, questões pessoais, hábitos de compra, maneira como busca informações, etc.

Mas, como chegar a esse grau de intimidade com um personagem semifictício? A persona pode ser criada através de pesquisas e entrevistas do seu público-alvo que são possíveis futuros clientes e antigos clientes. Essa pesquisa deve variar de acordo com o segmento de cada empresa.

Você pode utilizar algumas estratégias que facilitam essa pesquisa, como:

– Procure em seu banco de dados contatos para descobrir tendências sobre como determinados clientes encontram e consomem seu conteúdo;

– Crie formulários para usar em seu site com campos que capturem informações importantes das pessoas;

– Consulte sua equipe de vendas sobre clientes com os quais eles estão interagindo mais e quais seus maiores interesses;

– Pesquise com seus clientes o que eles gostam no seu produto ou serviço, este é um ponto muito importante.

Com o resultado dessa pesquisa você pode traçar um perfil partindo de um padrão entre as respostas e criar a sua persona, desenvolvendo uma melhor maneira de chagar até ela.

Não se esqueça de dar um nome à sua persona bem como um cargo, idade, características físicas, preferências e tudo o mais que uma pessoa real possui.

POR FIM

A criação de conteúdo baseado em uma persona melhora a interação do consumidor com sua empresa pois, de certa forma, traz a ideia de humanização. Em tempos de conexões generalizadas, o consumidor se reconhecer no que está sendo exposto o leva a querer interagir com a marca e cria um vínculo, uma fidelização.

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