10 DICAS PARA SEU PLANO DE MARKETING

Que o marketing é essencial para o sucesso de um empreendimento, todo mundo já sabe. No entanto, ainda é muito comum encontrar quem não tenha um planejamento estratégico de marketing, seja por não saber como fazer ou não entender a sua importância.

Se você faz parte desse grupo, não deixe de ler este artigo para conferir as nossas 10 dicas para seu plano de marketing.

O que é um plano de marketing e qual a sua importância?

O plano de marketing é um documento que reúne as estratégias que a empresa deve adotar para atingir as suas metas de marketing. Essa é uma valiosa ferramenta de gestão, e pode ser direcionada para a marca ou para um produto ou serviço específico.

A partir dele, é possível orientar os esforços para atingir propósitos como atrair novos leads, crescer a visibilidade da marca e tornar-se referência em uma área.

Normalmente, o plano de marketing é composto por dados como estudo de mercado, planejamento financeiro, análise do público alvo e persona e descrição de metas e prazos.

Essa ferramenta é importante porque contribui com o sucesso de qualquer negócio, já que permite pensar e desenvolver ações específicas para as particularidades do mercado alvo da empresa.

Além disso, ajuda a manter as atividades sob controle mesmo nos momentos mais atribulados, pois, seguindo o plano passo a passo, garante-se o foco nos resultados.

10 dicas para seu plano de marketing

Parece ótimo, não é mesmo? Para te ajudar a colocar isso em prática, reunimos as principais dicas sobre o assunto:

1 – Avalie o cenário inicial

O primeiro passo é analisar a situação atual do seu negócio, reunindo o máximo de informações possíveis no papel. Por exemplo, quais são os produtos/serviços que você oferece? Quem são os principais clientes? Quais são os diferenciais competitivos da empresa?

A partir desses dados iniciais, é possível ter uma visão geral do negócio e entender quais são as suas principais necessidades para o plano de marketing.

2 – Entenda o público alvo

Em seguida, é importante criar um perfil do seu cliente. Afinal, caso você não conheça bem o público que deseja atingir, pode desperdiçar recursos ao oferecer o seu serviço para quem não tem interesse.

Por isso, tente especificar diversos detalhes, como idade, gênero, localização, renda média e estilo de vida do cliente. Não deixe também de estimar a frequência de compra esperada.

3 – Crie metas

Nesta etapa, você já deve conseguir listar as oportunidades e ameaças que existem no seu empreendimento. A partir delas, é possível criar metas do que pode ser aperfeiçoado.

É fundamental que as suas metas sejam realistas e mensuráveis, para que você possa acompanhar o progresso com mais facilidade.

4 – Defina quais estratégias utilizar

É hora de traçar as táticas que serão usadas para alcançar as metas estabelecidas. Existem vários tipos de ações que podem fazer parte do plano de marketing, como campanhas offline, e-mail marketing, Google Ads etc.

Só não se esqueça de incluir estratégias para todas as etapas do funil de vendas, para não deixar de alcançar clientes em nenhum momento.

5 – Estabeleça um cronograma

Para acompanhar a execução das estratégias, é fundamental criar um cronograma com prazos. Com ele, será definido o timing ideal para a cada ação, garantindo os melhores resultados.

6 – Crie um orçamento

Não se esqueça também de criar um orçamento destinado à execução das ações. Ele pode ser anual, semestral ou mensal, de acordo com as suas necessidades. É importante estimar todos os gastos envolvidos, para não correr o risco de uma estratégia ser abruptamente interrompida por falta de recursos.

7 – Reúna os recursos

Antes de colocar tudo em prática, liste quais são os recursos materiais e intelectuais necessários para a execução. Estabelecer esses parâmetros é importante para que tudo esteja organizado e que as etapas propostas poderão ser seguidas.

8 – Acompanhe o progresso

Agora você já pode executar o seu plano de marketing! Mas lembre-se de que é essencial acompanhar o desempenho de perto, seja por meio de um planner de papel ou de alguma ferramenta online como Trello ou Operand.

9 – Revise periodicamente

A revisão serve para observar onde o plano de marketing tem se saído melhor e se existe algum ponto deficiente. Lembre-se de que o planejamento não é estático. Por isso, a partir da revisão, é possível fazer adaptações sempre que necessário para investir no que tem mais resultado.  

10 – Desfrute!

Seguindo esses passos, o seu plano de marketing já deve estar fazendo sucesso e cumprindo todos os objetivos. Então chegou o momento de desfrutar dos bons resultados do seu trabalho. Aproveite!

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