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O que é Geração de Tráfego e quais os benefícios para a sua marca?

Cada vez mais utilizada pelas empresas, a geração de tráfego pode ser o divisor de águas para aumentar a visibilidade do seu negócio. Com o objetivo de atrair mais visitantes para as suas páginas na Internet, é fundamental entender o que é, como usar e os benefícios para a sua marca. 

Não é uma tarefa fácil, mas o resultado vale a pena e, claro, você pode contar com uma equipe de especialistas que saberão unir a estratégia com as funcionalidades das ferramentas disponíveis em cada mídia e assim obter mais resultado.

Continue a leitura, pois preparamos este artigo com muita informação importante para você entender mais sobre o assunto.

Vamos do começo?

Para saber os benefícios para o seu negócio o primeiro passo é saber o que exatamente a geração de tráfego faz, não é verdade? 

A geração de tráfego pago se refere à adoção de estratégias para atrair um número cada vez maior de pessoas para o seu site, blog ou páginas. Isso porque o tráfego corresponde ao volume de visitantes nos endereços da web. 

Os usuários podem ser atraídos organicamente, ou seja, por meio de conteúdos publicados pelo negócio, ou por estratégias de tráfego pago, em que as companhias realizam investimentos financeiros para aumentar a sua visibilidade no meio digital. 

É certo que quanto maior a visibilidade das páginas maior a taxa de conversão, então, muitas empresas investem nessas ações para crescer e obter melhores resultados.

Tipos de geração de tráfego

Existem diversas possibilidades quando falamos sobre geração de tráfego. Separamos os principais tipos que podem te ajudar a entender melhor esse universo.

Orgânico – em ferramentas de busca como o Google

Talvez o mais conhecido, o tráfego orgânico é aquele que o cliente chega nas páginas da empresa a partir de pesquisas em buscadores como o Google. No entanto, para que o negócio apareça nas melhores posições da busca e, assim, tenha maiores chances de conversão, é importante investir em um bom marketing de conteúdo em técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Pago – em ferramentas de busca como o Google

Se você quer resultados mais imediatos, o tráfego pago é a melhor solução. É necessário definir um investimento em dinheiro para utilizar essa estratégia. Existem alguns tipos de tráfego pago, citaremos os dois principais:

1- Rede de pesquisa: quando a página é patrocinada ela aparece nas primeiras posições da busca, antes mesmo dos resultados orgânicos, quando o usuário pesquisa por assuntos relacionados à sua marca. Esse tipo de tráfego aparece com a tag “anúncio”, antes do link.

É altamente relevante, pois atrai tráfego qualificado uma vez que o visitante está realmente buscando por aquilo que encontra.

2- Rede de display: é possível comprar um espaço em sites que têm parceria com o Google. Assim, o seu anúncio pode aparecer em diversas páginas.

Muito relevante para exposição e reconhecimento de marca.

Já demos algumas dicas por aqui de como melhorar o seu posicionamento no Google, vale a pena conferir para aprender ainda mais! 

E-mail Marketing

Esse tipo de tráfego ocorre quando as pessoas clicam nos links que estão no email marketing recebido. Nos casos em que os leads fornecem os seus dados para receber esse tipo de conteúdo, as chances de aumentar as taxas de cliques e de conversão são bem maiores.

Direto

O tráfego direto é quando você já sabe o que quer e digita o nome da página no buscador, sem precisar de nenhuma intermediação.

Esse é o único meio que depende exclusivamente do usuário, sem intermédio de ações ativas de marketing. Mas não quer dizer que não seja resultado de campanhas de comunicação, já que ser lembrado unicamente por existir é o resultado que toda marca deseja.

Social

O tráfego social é aquele em que o usuário chega até a página da empresa por meio de links disponibilizados nas redes sociais. Por isso é tão importante estar presentes em diversas plataformas, aumentando o tráfego para o site ou blog.

O tráfego via redes sociais também é possível que seja orgânico ou pago, assim como no Google. 

O tráfego orgânico se obtém por meio de marketing de conteúdo e o tráfego pago por meio de campanhas de divulgação – ou impulsionamento – de postagens.

Referência

Resumindo, o tráfego de referência é quando você confia na indicação de alguém ou alguma página e realiza o acesso ao endereço indicado. Por exemplo: um amigo te indicou um produto e você decide ir até o site por confiar na indicação ou você está lendo um conteúdo de uma página em que confia e ao ser indicado um link você clica. 

Benefícios para a sua marca

Uma boa geração de tráfego oferece inúmeros benefícios para as empresas. Continue a leitura para entender melhor como o tráfego pode te ajudar.

Aumento do ROI

É possível combinar o tráfego orgânico e o pago, aumentando o ROI (Retorno sobre o Investimento) de um negócio. Isso porque essas estratégias atuam de maneira complementar, ou seja, enquanto a primeira produz resultados de médio e longo prazo, a segunda é utilizada para a obtenção de resultados de curto prazo.

Tenha uma audiência qualificada

As ferramentas de tráfego pago permitem que o seu negócio consiga classificar as pessoas de acordo com diversos aspectos, como faixa etária, interesses, localização geográfica etc. O que resulta na melhoria da segmentação e em uma audiência qualificada.

Proporciona credibilidade

As empresas que ocupam os primeiros lugares no Google, além de garantir maior visibilidade para os seus produtos ou serviços, posicionam-se como autoridade sobre o assunto pesquisado. Isso contribui para a melhoria da credibilidade e reputação da marca no mercado, o que tende a impulsionar as vendas.

Como fazer uma boa geração de tráfego

Fazer uma boa gestão de tráfego não é uma tarefa simples. Precisa de muito planejamento e estratégia. 

Primeiro: Conheça o seu público. Isso é fundamental para a escolha adequada dos melhores canais para gerar tráfego e ao conhecer os seus usuários, você consegue escolher as estratégias mais eficientes para a empresa, o que reduz as chances de erros.

Segundo: Faça um planejamento. Ao investir em estratégias de tráfego pago, não deixe de criar várias etapas para acompanhar o cliente durante o funil de vendas. Faça também um plano de marketing para nutrir os seus leads com conteúdo de qualidade, levando em consideração as etapas do funil.

Terceiro: Defina e acompanhe métricas. Identificar quais aspectos devem ser enfatizados, e quais devem ser descartados na estratégia de geração de tráfego das empresas é muito importante.

Invista em uma Agência qualificada

Como você percebeu, não é fácil fazer um trabalho de geração de tráfego eficiente e de qualidade. A contratação de uma agência especializada é fundamental para o seu sucesso, isso porque os profissionais lidam diariamente com essas questões e sabem quais são as melhores estratégias que devem ser adotadas de forma personalizada para cada cliente.

A Opte Comunicação é especialista em geração de tráfego (Google ADS e Facebook ADS), Marketing estratégico, Marketing de conteúdo e muito mais!

Começamos a atender empresas e negócios de todos os segmentos e tamanhos no Brasil e exterior. Como de costume, a nossa equipe de Optinianos está sempre disposta a dar o melhor de si. Trabalhamos pensando, não só no resultado, mas também no caminho percorrido para chegar até ele. Nossas estratégias são o start de qualquer campanha de comunicação desenvolvida pela Opte, tudo com muito planejamento, desde a campanha mais simples, até a mais complexa.

Entre em contato para saber mais sobre geração de tráfego e como podemos te ajudar!