fbpx

O que é e como aumentar o engajamento nas redes sociais

A cada minuto, 347 mil novos Stories são postados no Instagram, 147 mil fotos são publicadas no Facebook e 41 milhões de mensagens são trocadas no WhatsApp. 

Não é atoa que o engajamento nas redes sociais é a moeda de troca mais valiosa no universo digital hoje em dia. O problema é: como aparecer em uma linha do tempo com tanta coisa pra ver? E é isso que você vai entender nesse post.

O que é engajamento

Engajamento é como uma unidade de medida que mensura o quanto sua audiência, seus seguidores, estão interessados pelo conteúdo que você posta. Ele cresce à medida que as pessoas ficam mais tempo em um post, quando compartilham, comentam…e sabe aquele número de likes que tanto ouvimos falar? É o que menos vale nessa conta e faz parte das métricas de vaidade, que são números altos mas que na realidade não valem muita coisa.

É preciso ficar atento, já que não é apenas um número isolado que a gente olha e sabe se o engajamento está alto ou baixo, mas uma análise de fatores que demonstram se seu negócio está caminhando na direção certa.

Se formos colocar em uma escala de importância as ações dentro do Instagram, por exemplo, ficaria mais ou menos assim:

1 – Curtidas e visualizações nos stories

2 – Comentários e reações rápidas nos stories

3 – Compartilhamentos do post e mensagens via inbox

4 – Salvamentos do post e manter a conversa pelo inbox

Lembrando que isso não é uma regra, são somente alguns comportamentos que entendemos ser mais ou menos relevantes para o engajamento nas redes sociais.

Por que o engajamento é tão importante

Em uma explicação bem simplória, quanto mais engajamento você tem, mais você tende a ter. Da mesma forma, quanto menos, mais difícil vai ser conquistá-lo.

Isso acontece porque quando temos uma página com baixo engajamento, o algoritmo demora a perceber como funcionam as coisas por ali, ele precisa de volume de dados para entender comportamentos. 

Em um exemplo prático, se um perfil posta conteúdos rasos que poucos seguidores comentam, salvam e compartilham, as plataformas entendem que ele não está entregando qualidade e por isso não deve ganhar tanta visibilidade.

Sacou a importância dessa métrica? Ela é que vai ditar o quanto você vai aparecer até mesmo pros seus próprios seguidores!

Como aumentar meu engajamento nas redes sociais

Aqui já podemos adiantar que não existe fórmula mágica mas sim esforço, consistência e qualidade. Aumentar o engajamento é uma construção!

Sempre lembrando do que falamos aqui em cima: like é legal mas não vale muita coisa. 

Organicamente, você pode:

  • Investir mais tempo na criação de conteúdos relevantes.
  • Focar em conteúdo diferenciado que levem as pessoas a salvarem e compartilharem;
  • Ter consistência nas datas de postagens;
  • Interagir com o público nos stories, inbox e comentários;
  • Trabalhar com CTAs fortes (Chamadas para Ação).

Agora, um fator que pode te ajudar e muito nesse processo é o de ANUNCIAR. E anunciar com inteligência sobre a ferramenta, viu? Principalmente porque anúncios de má qualidade tem aos montes por aí.

Patrocinar seu conteúdo vai:

  • Aumentar a visibilidade dos posts e consequentemente da sua página;
  • Atrair público mais qualificado e alinhado ao negócio;
  • Turbinar o processo de crescimento.

Para quem optar por anunciar profissionalmente, o Gerenciador de Anúncios do Facebook vai se tornar o melhor amigo. Mas para quem precisa focar a atenção no dia-a-dia da empresa, a melhor opção é contar com o time da Opte, afinal, somos especialistas no assunto, já alcançamos resultados incríveis com nossos clientes e podemos te ajudar também.

Quer ter a Opte Comunicação como parceira do seu negócio? Vem conversar com a gente!