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OS IMPACTOS NAS REDES SOCIAIS DEVIDO À PANDEMIA

Muitos estão se reinventando digitalmente para suprir suas necessidades, sejam pessoais ou profissionais, o que tem provocado um aumento significativo nas interações nas redes sociais nesse período.

Como anda o mundo?

Temos que reconhecer que 2020 foi um ano atípico e bastante desafiador para o mundo todo. A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ainda avança em praticamente todos os países do planeta, o que, consequentemente, afeta a economia, exige que escolas e universidades permaneçam fechadas e mantém muito trabalhadores em regime de home office.

Embora o cenário se mostre crítico, nunca a internet foi tão utilizada. Muitos já se reinventaram e ainda estão se reinventando digitalmente para suprir suas necessidades, sejam pessoais ou profissionais, o que tem provocado um aumento significativo nas interações nas redes sociais nesse período.

Comportamento dos usuários nas redes sociais

Os números extraídos da Shareablee indicam que os níveis mais altos de engajamento foram obtidos na rede social Instagram nas categorias ‘Finanças’ e ‘Saúde’, superando um aumento de 100% nas interações, desde março de 2019. O relatório revelou, ainda, que no Facebook, os links para notas detalhadas, entrevistas e conferências são as que predominam, sendo 41% vídeos, 33% links e 24% fotos. Os temas mais acessados e publicados nesta mídia são relacionados a Governo, Saúde, Consumo, Finanças e Publicidade.

Mesmo em um ambiente bastante instável e, portanto, incerto para a maioria, marcas e anunciantes alcançaram altos números de engajamento desde o início da pandemia.

Já no Instagram, os destaques são fotos e vídeos ‘Breaking News’ sobre personalidades diagnosticadas com o vírus, sendo 72% fotos e 17% vídeos. Entre os assuntos mais acessados e postados estão: Governo, Saúde, Finanças, Publicidade, Telecomunicações, Influencers e Educação.

Por outro lado, o Twitter está na posição de mídia social de ‘últimas notícias’, com estatísticas e gráficos de contágio local, recomendações e dicas de prevenção que prevalecem dia após dia, sendo 40% fotos, 25% vídeos e 28% links. Entre os temas mais comentados destacam-se Governo, Publicidade, Saúde, Finanças, Varejo, Tecnologia e Educação.

Um novo normal

É fato que a mídia tradicional adquiriu a sua importância neste momento, para embasar dados técnicos, mas as redes sociais têm funcionado como amplificadores de mensagens. E, apesar de muitas plataformas já existirem antes da quarentena, algumas têm ganhado destaque, como as ‘Lives’, por exemplo. Todos os dias, há centenas de ‘Lives’ sendo realizadas no Instagram e no YouTube, principalmente por artistas, palestrantes, psicólogos, psicanalistas, apresentadores, médicos, entre outros. O objetivo é ter uma maior proximidade com o público, transmitindo conhecimento, como shows e workshops, por exemplo. Os cursos online também tiveram destaque. Várias instituições de ensino estão oferecendo cursos gratuitos e outros pagos, mas com um valor bem mais acessível.

Sem dúvida, a pandemia da COVID-19 e o distanciamento social têm promovido mudanças significativas no modo de interação da população, principalmente na maneira de o público consumir e se engajar com os conteúdos e plataformas sociais. O mundo jamais será o mesmo e o aprendizado digital será uma grande herança positiva deste período desafiador que estamos vivendo.