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Sem essas 5 bases, seu anúncio pago nas redes sociais vai fracassar

O marketing digital oferece inúmeras estratégias e, entre elas, está o Facebook Ads. Uma ferramenta que nos ajuda a alcançar os clientes de maneira extremamente assertiva, com base nos interesses, comportamentos, renda salarial, e todo tipo de especificação que você possa imaginar.

Neste artigo, separamos as 5 bases que precisam estar no seu anúncio nas redes sociais para ele não fracassar. Spoiler: tem dica bônus! Continue a leitura, porque tem muita informação valiosa por aqui!

Por que fazer estratégia de marketing no Facebook Ads?

A primeira coisa que precisa ficar clara, é o que é uma estratégia de marketing. No geral, ela é um conjunto de ações colocadas em práticas para atingir as suas metas de alcance / divulgação, vendas e construção de uma imagem positiva para a marca. No entanto, existem diversas maneiras de fazer tudo isso e uma ação específica para cada objetivo. Entre essas estratégias temos os anúncios! Existe uma grande variedade de formatos de anúncios. É possível criar campanhas e estratégias de divulgação da sua marca no Facebook e Instagram. 

Ok, agora que você já sabe o que é estratégia de marketing, vamos conversar sobre os motivos do Facebook Ads ser uma das melhores ferramentas para isso (se não a melhor).

O banco de dados do Facebook é tão valioso que pode te ajudar a economizar muito tempo e dinheiro, otimizando a entrega dos anúncios para que a mensagem atinja usuários com maior probabilidade de conversão.
Há cerca de 150 milhões de usuários de mídia social no Brasil, o equivalente a 70,3% da população total. Levando isso em consideração, sabemos que quase todos os públicos-alvos estão nas mídias digitais, concordam? Por isso, quando falamos de relevância para os negócios, o Facebook merece muita atenção, afinal, qualquer ação que envolva o Instagram e o WhatsApp, por exemplo, também tem relação com ele. Que tal saber as 5 bases que vão salvar o seu anúncio nas redes sociais?

As 5 bases que vão salvar o seu anúncio

1) Planejamento

Se quem tem boca vai a Roma, quem tem planejamento vai crescer com estratégia!

Para um bom planejamento é preciso prever cada parte do orçamento, qual o público-alvo e as metas que definirão os indicadores de sucesso. Nenhuma iniciativa de marketing deve começar sem planejamento, combinado?

Sempre comece uma nova estratégia respondendo essas perguntas:

  • Qual o objetivo?
  • Qual o tempo de duração?
  • Qual o orçamento disponível?
  • Quem eu quero atingir?

Não se esqueça, é o planejamento que vai dar rumo à sua campanha… outra coisa, quando documentamos todas as etapas da campanha no planejamento, é possível evitar cair nos mesmos erros em futuras estratégias. 

2) Segmentação

O público é um dos principais pilares para uma campanha de sucesso. É importante entender que quando falamos com um público que conhecemos, fica muito mais fácil saber o que ele gosta de consumir, e, consequentemente, conseguir aquele lead qualificado!

O primeiro passo é uma pesquisa minuciosa para entender quem é o público-alvo e como funciona a sua jornada nas mídias sociais. Assim, conseguiremos criar uma segmentação que fique mais próxima possível da persona determinada. 

Existem, atualmente, MUITAS combinações disponíveis para a criação de um “público salvo”. O próprio gerenciador oferece um direcionamento detalhado para refinar esse público, incluindo pessoas que tenham uma correspondência aos dados preenchidos. Mas, muita gente ainda esquece de delimitar quem o anúncio vai atingir. Não basta incluir pessoas, precisamos excluir também.

Importante: também é preciso tomar cuidado para não segmentar demais e limitar e/ou travar sua campanha.

3) Orçamento

Uma campanha de sucesso precisa de um dinheiro compatível com o objetivo e o público que queremos atingir. Por exemplo, se estivermos falando de um produto ou serviço de alto poder aquisitivo, para um público super seleto, aquela verba muito pequena não será suficiente. 

Não basta apenas definir o valor de investimento. Precisa ter planejamento. Sempre programe seus anúncios selecionando a data de início e de término. Se for o caso, especifique também os horários em que a campanha ficará em veiculação, são esses detalhes que diminuem o desperdício da verba.

O Facebook possui várias opções de orçamento, então fique atento, não queremos gastar todo valor disponível em um dia! Veja quais são abaixo:

Orçamento diário: você define o valor máximo que quer gastar em um conjunto de anúncios ou campanhas por dia.

Orçamento vitalício: o valor definido deve ser o quanto você quer gastar no total, durante todo o período de veiculação do conjunto de anúncios ou campanha – por isso o termo vitalício, pois corresponde a toda a “vida” dos seus anúncios.

Programação de anúncios: permite que você personalize as entregas. depois de algum tempo observando, você notará que determinados períodos trazem melhores resultados. Use as ‘Programações de entrega’ para ajustar o valor gasto de acordo com a hora ou dia da semana. 

4) Atenção a cada fase

Em uma campanha de marketing digital, é fundamental que o Funil de Vendas seja muito bem trabalhado. Todo anunciante precisa ter uma comunicação exclusiva para cada uma dessas fases (topo, meio e fundo). O Funil de Vendas que nos ajuda a chegar na tão sonhada conversão, respeitando a jornada do consumidor. E como não são todos os profissionais que sabem realizar todo esse processo, você com certeza estará um passo à frente.

Aqui em baixo deixamos detalhado cada etapa do funil para você relembrar:

  • Topo de Funil: destinado ao público que ainda não conhece a empresa. É aqui que tentamos ganhar esse usuário, mostrando o valor; relevância; e que “talvez eu seja a solução do seu problema”.
  • Meio de Funil: neste caso, o usuário já conhece a marca, mas não completou nenhuma ação. É aqui que chamamos a sua atenção, algo como “oi, sumido… eu vi que você não fechou a compra, tá tudo bem?” 
  • Fundo de Funil: tá quase! Aqui o usuário está pertinho de converter, mas ainda precisa de um empurrãozinho. É hora de ser mais agressivo, então pode soltar aquela promoção ou cupom de desconto que é tiro e queda!

5) Teste e Otimize

Beleza, você colocou todos os itens acima em prática, mas como saber se a sua campanha foi um sucesso e qual anúncio teve o melhor desempenho? Para isso, você precisará testá-los. Nenhuma campanha de sucesso, é realmente um sucesso, sem a mensuração dos resultados. Acompanhe, otimize e teste diferentes tipos de anúncios para ver qual mais agrada o público.

6) Bônus: uma agência de comunicação

Nunca é fácil fazer um planejamento ou uma estratégia de marketing de qualidade. A contratação de uma agência especializada é fundamental para o seu sucesso, isso porque os profissionais lidam diariamente com essas questões e sabem quais são as melhores estratégias que devem ser adotadas de forma personalizada para cada cliente.

A Opte Comunicação está aqui para isso! Somos especialistas em geração de tráfego (Google Ads e Facebook Ads), Marketing estratégico, Marketing de conteúdo e muito mais! Começamos a atender empresas e negócios de todos os segmentos e tamanhos no Brasil e exterior. Como de costume, a nossa equipe de Optinianos está sempre disposta a dar o melhor de si. 

Trabalhamos pensando, não só no resultado, mas também no caminho percorrido para chegar até ele. Nossas estratégias são o start de qualquer campanha de comunicação desenvolvida pela Opte, tudo com muito planejamento, desde a campanha mais simples, até a mais complexa.
Quer saber mais e ter ajuda para melhorar seus anúncios? Entre em contato! Vamos adorar te ajudar!