QUAL A IMPORTÂNCIA DO BRIEFING?

A maioria dos profissionais de publicidade e marketing já está familiarizada com o briefing, famoso termo que se refere a um conjunto de informações reunidas sobre um determinado tema.

Ele consiste em uma ferramenta fundamental para as agências de comunicação para que possam entender as necessidades de cada cliente e executarem os seus projetos da melhor maneira possível.

Mas e você, sabe qual é a importância de um briefing? Então acompanhe este texto até o final para entender tudo sobre esse assunto!

O que é briefing?

A palavra briefing vem do inglês e significa “instrução”. Portanto, esse é um documento que reúne todas as informações necessárias para o desenvolvimento de um projeto, que pode ser uma campanha publicitária, um artigo de blog, uma peça para redes sociais, entre outros.

É no briefing que estão explicados os objetivos do cliente e o que ele deseja alcançar como resultado do projeto a ser executado. Além disso, podem constar informações como história da marca, análise dos concorrentes, público-alvo da ação e prazos e metas.

Assim, é possível dizer que o briefing consiste em um verdadeiro manual de instruções para a realização de um projeto de marketing ou publicidade.

Por que ele é importante?

Por certo, o briefing tem um papel importantíssimo em qualquer planejamento estratégico de marketing, seja ele feito por uma agência do ramo ou por uma equipe interna da própria empresa.

Contudo, não é incomum que essa ferramenta seja subestimada pelo cliente ou até mesmo pelo próprio profissional da área. Muitas vezes, por pressa ou falta de paciência, o briefing é deixado de lado ou feito apenas parcialmente, na expectativa de dar logo início à execução das atividades em si.

Essa atitude pode atrapalhar o desenvolvimento de todo o projeto. Isso porque um briefing mal formulado não orienta o trabalho da equipe e prejudica a orientação para a persona correta, a escolha dos formatos de conteúdo, o direcionamento dos investimentos, entre outros.

Além disso, um briefing mal feito pode até mesmo atrasar a entrega dos materiais. Afinal, quando os profissionais não estão bem orientados para realizar uma determinada tarefa, acabam perdendo muito mais tempo avançando nas direções erradas.

O que deve constar no briefing?

Elaborar um briefing de qualidade pode parecer complicado, mas na verdade não é. O importante é formular as perguntas certas para que, quando respondidas, elas já sejam capazes de orientar todo o trabalho.

Os questionamentos mais importantes que devem ser feitos ao cliente são:

Quem é o cliente?

Neste momento, reúna informações sobre o histórico da empresa, os valores da marca, quais são os produtos ou serviços oferecidos, principais concorrentes e diferenciais do negócio.

O que o cliente já fez em comunicação?

Colete dados sobre todas as ações publicitárias e de comunicação que a marca do seu cliente já desenvolveu, como site, redes sociais e manual de marca. Além disso, procure saber quais foram os resultados dessas ações.

Qual o objetivo do projeto?

Entenda qual é o motivo que levou o seu cliente a querer realizar um projeto de marketing e quais objetivos e metas ele pensa em alcançar com a execução.

Quais são os aspectos técnicos do projeto?

Procure saber detalhes sobre o que o cliente deseja, e defina com ele qual é o público alvo da ação, quais mídias serão utilizadas e qual é o orçamento disponível. Não se esqueça também de verificar se existe algo que o cliente especificamente não quer que seja feito.

Quais são os prazos?

Por fim, é importante definir os prazos de entrega de cada etapa do projeto, nivelando as expectativas do cliente com as possibilidades de entrega dos profissionais de marketing.

Seguindo esse roteiro, fica fácil desenvolver um bom briefing, que possa otimizar a execução do projeto para os profissionais e satisfazer melhor o cliente, que vai ter suas expectativas ouvidas e atendidas pela agência.

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