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Prepare o seu @ para as mudanças do Instagram

Quando novos algoritmos são anunciados pelo Google ou pelas redes sociais, como o Instagram, a equipe de marketing já fica preparada para mudanças nas estratégias das mídias digitais. 

De tempos em tempos as plataformas vão mudando seus critérios para avaliar quais conteúdos são mais relevantes para seus usuários.

Afinal de contas, é o comportamento dos usuários que faz com que o apps analisem a lógica utilizada para entregar as melhores postagens para cada perfil.

Em 2021, o Instagram anunciou algumas mudanças na plataforma, as quais vão impactar diretamente a comunicação das empresas que usam o app como canal de comunicação, venda e presença digital. Quer saber quais são as principais?  

Mais que foto, entretenimento

Um dos anúncios feitos pelos representantes da plataforma é que o Instagram não será mais um app de fotos, e sim de entretenimento. A mudança é o resultado de uma pesquisa do IG com os usuários, que ao dizer como usam o app, afirmam que é por entretenimento.

É legal destacar que essa mudança vai ajudar a desfazer a associação da plataforma como uma rede social direcionada para a ostentação da imagem, glamour, na qual “todo mundo é feliz, bonito e rico”.

Ainda, o uso excessivo das redes sociais é um ponto de atenção quando o assunto é bem-estar digital.

Quem aproveitar as novidades, vai se dar bem

Outra novidade do Instagram é que a mudança de algoritmo vai dar preferência para entregar os conteúdos das contas que usarem as novas funcionalidades da plataforma. 

A aba Guide é uma delas, você já experimentou? É uma seleção de conteúdos organizada por assunto. 

Como exemplo, se sua empresa trabalha com artigos esportivos, pode fazer um Guide com uma seleção dos seus melhores posts sobre “skate”, e nomear a guia “tudo sobre skate”. Assim, o usuário  que se interessar pelo esporte vai ter acesso a uma curadoria de conteúdos específicos sobre o tema. 

Vídeo é o novo queridinho

Nem parece que estamos falando de um app que é nativo para fotos ao destacar esta mudança: o Instagram vai passar a priorizar os vídeos para entregar os conteúdos.

Ao analisar o mercado de mídias sociais, conseguimos entender um pouco mais sobre esta decisão: o crescimento do Tik Tok. 

A plataforma é focada em vídeos curtos e fez as outras plataformas se mexerem nas funcionalidades para também oferecer este tipo de mídia, que caiu no gosto dos usuários.

Novas contas para seguir no seu feed

No anúncio das mudanças de algoritmo, os heads do Instagram avisaram que vão testar fazer recomendações de contas para seguir no feed do usuário.

De acordo com seus seguidores e interesses de pesquisa, a plataforma vai exibir perfis de outros usuários como sugestão para novas conexões.

Adiós, preço por direct 

Você já deve ter notado que o Instagram disponibilizou uma aba específica para lojas online, pela plataforma. A ideia do app é seguir investindo na funcionalidade para promover mais vendas e ações comerciais pelo aplicativo.

Tudo indica que a famosa prática de preço por direct tende a diminuir com a disponibilidade de novos recursos para a aba “shop”. 

Ah, falando em direct, as interações por mensagem também serão valorizadas pela plataforma e contarão no engajamento dos usuários com o perfil da marca.

Fim do “Arrasta para cima” nos stories?

O Instagram decretou o fim de uma de suas funções mais usadas: o famoso “arrasta para cima”. Ferramenta que permitia acessar links a partir do movimento com o dedo em stories. Mas calma, a função será substituída pelas “figurinhas de link” a partir do dia 30 de agosto.

Outra mudança é que a figurinha permitirá que os usuários recebam reações e respostas pelos stories. Atualmente, a conta que publica um stories com o “arrasta para cima” não consegue receber respostas.

Havia uma expectativa de que os adesivos fossem ser liberados para um número maior de usuários, porém, a empresa diz que, por hora, a nova ferramenta continuará disponível apenas para quem possui mais de 10 mil seguidores e uma conta verificada.

Sim! As mudanças do Instagram vão impactar nos negócios

Após saber quais serão as principais mudanças que estão acontecendo no Instagram, precisamos alertar que elas já estão movimentando o mercado.

Postagens sem estratégia e em formatos de pouca interação com os usuários estão ficando para trás. Quase uma perda de tempo, pois a chance de serem exibidas são cada vez menores.

Por isso, é importante investir em ações digitais que considerem as alterações no algoritmo para serem certeiras. Além disso, que tenham conteúdo relevante e bem direcionado para o público que se quer atingir.

Se você não quer perder tempo, quer otimizar seus investimentos no app e ter sua estratégia feita por especialistas, entre em contato com a gente.

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