AS DIFERENÇAS NAS REDE SOCIAIS DE UMA EMPRESA E USUÁRIO COMUM

As redes sociais já estão tão presentes em nosso cotidiano que é quase difícil lembrar como vivíamos sem elas. Afinal, no mundo todo, já são mais de 3 bilhões de pessoas ativas nas mídias sociais.

Para tentar se aproximar desse público, inúmera marcas também já criaram seus perfis nas redes. No entanto, é muito comum encontrar páginas de empresas sem gerenciamento estratégico e planejamento, o que pode ser muito prejudicial na hora desse contato.

Mas e você, sabe quais são as maiores diferenças na hora de gerenciar as redes sociais de empresas e de usuários comuns? Então leia este artigo para entender!

Perfil pessoal X perfil de empresa: o que muda?

Podemos dizer que a principal diferença entre um perfil de usuário e um perfil de empresa é o propósito. As pessoas comuns costumam se cadastrar em redes sociais com o intuito de se conectar com os amigos, publicar fotos pessoais e interagir com conteúdos de interesse.

Já no caso das empresas, o perfil nas mídias sociais serve para consolidar a presença da marca da web, além de publicar conteúdo relevante para os consumidores e potencializar as vendas.

Por isso, o tipo de material compartilhado deve ser diferente. Enquanto o usuário comum pode publicar qualquer coisa que ache interessante, a empresa deve pensar estrategicamente em tudo o que divulga. Afinal, os conteúdos compartilhados podem impactar em toda a imagem da marca e, consequentemente, em seu desempenho no mercado.

Além disso, outra diferença está na interface de navegação. Se o perfil de um usuário comum é limitado apenas a compartilhar seus próprios conteúdos e acompanhar as postagens dos amigos, o perfil comercial permite muito mais ações.

É possível, por exemplo, fazer anúncios publicitários nas redes sociais e acompanhar as métricas de acesso dos visitantes. Além disso, algumas plataformas, como o Instagram, permitem até mesmo vender produtos dentro da própria rede.

Como montar uma estratégia de redes sociais?

 Justamente pelas diferenças nas abordagens de empresas e usuários comuns nas redes sociais, é preciso elaborar um planejamento estratégico para as marcas. Assim, o conteúdo postado vai ser pensado para se conectar com o público certo e trará bons resultados. Existem alguns passos importantes a serem tomados para montar a sua estratégia. Confira:

Escolha a rede mais adequada

O primeiro passo para começar a divulgar a sua marca é escolher em quais redes sociais ela estará presente. Afinal, existem muitas opções e é provável que nem todas se conectem com o seu público alvo.

Algumas das redes sociais mais utilizadas são: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Pinterest e LinkedIn. Leia bastante sobre elas antes de escolher em qual investir seus esforços.

Vale lembrar que cada uma requer formatos de conteúdo e abordagens diferentes, então aposte nas que melhor se adaptarem ao seu perfil.

Conheça a persona

É importante investir na criação de uma persona para o seu negócio. Esse conceito vai além do público alvo e ajuda o seu conteúdo a ser ainda mais especializado e interessante para o consumidor.

Analise o perfil dos concorrentes

Outra boa tática para começar a desenvolver o seu planejamento é observar o que as empresas concorrentes estão postando nas próprias redes sociais. Assim, é possível ter alguns insights sobre o que já está sendo feito e pensar em diferenciais para o conteúdo da sua marca.

Monte um calendário editorial

Por fim, é extremamente importante montar um calendário editorial com as postagens do perfil da empresa. Isso porque a consistência do conteúdo ajuda a fidelizar o público e criar um relacionamento entre marca e consumidor.

Por isso, defina com antecedência os posts que serão feitos no mês, lembrando sempre de variar o formato do conteúdo para que o perfil não caia na monotonia. 

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças nas redes sociais de empresas e de usuários comuns, precisa de ajuda para gerenciar a página da sua marca? Então entre em contato com a gente e saiba como isso é possível!