fbpx

9 DICAS PARA VOCÊ AUMENTAR SUA CONVERSÃO ONLINE EM 2020

Texto retirado do site Rock Content.

Para aumentar a conversão online em 2020 é preciso investir nas estratégias que produzam experiências únicas, automatizem as ações e promovam a omnicanalidade.

Se perguntarem para qualquer gestor se ele gostaria de aumentar a conversão online de sua empresa, a resposta óbvia e absoluta seria: sim, ainda que isso demandasse alguns ajustes em sua capacidade produtiva.

No ambiente online, a relação entre custos e retornos costumam ser muito mais vantajosas do que os demais canais. Esse fato, aliás, pode ser facilmente confirmado com em resultados da pesquisa Content Trends 2019:

  • 83,4% focam suas estratégias de marketing em seus canais online com o intuito de gerar leads;
  • 68,1% das empresas respondentes afirmam direcionar sua estratégia de marketing de conteúdo para realizar vendas;
  • 63,8% usam a taxa de conversão como um de seus indicadores de sucesso;

Ou seja, para as empresas que começam a fazer seu planejamento estratégico para 2020, definir quais ações adotar no ambiente online, para aumentar as conversões, é essencial para o sucesso.

Continue conosco e saiba como aumentar a conversão online do seu negócio!

1. Personalize a forma de comunicar com seu cliente

Essa é uma dica antiga, mas com uma repaginada estratégica para conquistar aqueles leads que não foram convertidos inicialmente.

A ideia é abordar, de forma personalizada, os potenciais clientes que não fecharam o negócio no passado por algum motivo e fazer uma nova tentativa, focando mais objetivamente nas suas demandas que ainda não foram atendidas.

Se receber uma resposta, garanta que sua abordagem inicial realmente tinha um caráter personalizado e mencione que pensou durante aquele tempo em formas para encontrar o produto ou serviço perfeito para o lead, e, então, avance o processo decisório.

2. Use call to actions criativos

As empresas e marcas precisam se reinventar para manterem-se competitivas, alinharem seus produtos e serviços de acordo com as novas necessidades e preferências dos clientes.

Mas, se essa parte tão crucial do negócio muda, a forma de interagir com o cliente também precisa mudar, certo?

Isso é particularmente verdadeiro, pois chamadas para interação muito usadas acabam desinteressando o público e, também, penalizando o conteúdo em relação aos algoritmos das redes sociais, como é o caso do Facebook.

Os call to actions que pedem curtidas, compartilhamentos e para que seus canais sejam seguidos, por exemplo, fazem com que seu conteúdo tenha menor relevância para os algoritmos do Facebook.

Aposte na criatividade, use gatilhos mentais ou escolha uma hashtag exclusiva para sua marca e sugira que seus leads a utilizem para escrever comentários. Um checklist que pode ser seguido para a criação dos seus CTA é:

  • garanta que ele esteja orientando qual ação o lead precisa tomar;
  • crie um senso de urgência para a reação do lead;
  • use elementos visuais, se a linguagem permitir, de botões personalizados até emojis;
  • crie um texto persuasivo;
  • garanta que a ação seja simples de ser executada, oferecendo o link para baixar um conteúdo ou para falar com o consultor da empresa;

3. Invista em automações

Se a sua empresa deseja converter mais, precisa gerar um volume de oportunidades de negócio maior.

Investir em soluções de automação de marketing é uma boa opção, pois elas ampliam sua capacidade de abordagem e dão suporte na manutenção da regularidade dos contatos, sem, porém, deixar as interações muito impessoais.

Aqui, vale duas ressalvas: essa é uma estratégia muito eficiente, mas é essencial fazer seu planejamento para que ela traga os resultados esperados.

O segundo ponto é que, o público, em geral, fica cada vez mais consciente do que é uma interação humana e o que não é.

Sua empresa não precisa esconder essa característica, afinal, a inovação é abraçada por muitos. No entanto, é fundamental que as abordagens sejam as mais personalizadas e relevantes possíveis.

Outra dica importante é garantir que, em todos os conteúdos enviados automaticamente, tenha um botão ou link que permita que o lead fale diretamente com um representante da empresa, seja para tirar dúvidas, seja para fazer sua compra.

4. Aposte na criatividade para fazer landing pages irresistíveis

Mencionando o básico, toda landing page precisa ter um propósito bem definido — fato —, mas acredite, nem sempre a empresa define isso claramente e gera milhares de landing pages para captação de novos emails e contatos de potenciais clientes.

No entanto, cada landing page oferece uma solução, um conteúdo. Quem baixa um ebook sobre ferramentas de marketing, pode não ter o mesmo interesse de quem inseriu seu email para entender sobre como configurar um chatbot para as redes sociais.

Ou seja, não dá para lançar milhares de landing pages e depois colocar todos os emails coletados na mesma segmentação. Isso não é produtivo.

Com essa ideia em mente, e definindo como os contatos gerados serão segmentados e trabalhados, o passo seguinte é surpreender.

Veja algumas dicas para colocar isso em prática.

4.1 Capriche no visual

Cores e suas combinações podem estimular o lead de diferentes maneiras, assim como a distribuição do conteúdo na página, imagens, a fonte e o tamanho da letra usada.

É muito importante explorar esses elementos de forma criativa e envolvente, mas, é claro, respeitando a identidade da marca.

4.2 Use e abuse dos testes A/B

Para aumentar a conversão, é preciso utilizar o formato que mais atrai, certo? Nada melhor do que usar testes A/B para identificar aquele que mais traz retornos e captação de novos leads.

O segredo do teste A/B é mudar apenas uma variável entre o primeiro e o segundo modelo. Determinar o tempo em que as duas versões serão avaliadas também, afinal, parte do seu tráfego receberá uma versão menos atrativa.

4.3 Tenha atenção a experiência do usuário

Uma landing page deve ser responsiva, pode usar âncoras que facilitem a navegação no conteúdo, deve ter um conteúdo objetivo e simples de ser consumido.

No formulário para obter o conteúdo ofertado, a objetividade também deve estar presente. Questione somente o necessário, e, nas perguntas que identificam atividade humana, facilite a resposta. Nada complicado que desencoraje seu lead, ok?

4.4 Preze pelo título

Use um título que prenda a atenção do lead e faça uma promessa para o conteúdo que faça uma conexão entre um diferencial da empresa e uma necessidade do potencial cliente.

laning page do evernote

Na landing page do aplicativo Evernote, o título menciona dois diferenciais valiosos para potenciais usuários: a possibilidade de ter suas anotações organizadas e a facilidade que o aplicativo oferece para fazer isso.

5. Considere o custo por conversação quando comparar canais

Outro ponto importante para aumentar a conversão online em 2020 é saber em quais canais investir em impulsionamentos e publicidade.

Para uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficiente, investir em anúncios patrocinados das redes sociais e buscadores é muito importante.

Mas, em vez de comparar os indicadores que demonstram seu custo por conversão, avalie o quanto foi necessário investir para iniciar um relacionamento com o potencial cliente. Isso ajudará na tomada de decisão mais acertada.

É sabido, por exemplo, que os anúncios no LinkedIn costumam ser mais caros que no Facebook, mas se consideramos que o volume de oportunidades geradas é mais satisfatório, então, o investimento é diluído e torna-se mais vantajoso.

6. Busque soluções dentro dos seus times comerciais

Para inovar, muitas vezes, é preciso procurar outras fontes e perspectivas para seus dilemas comerciais. Nesse sentido, nada melhor do que conversar com quem está na ponta e diretamente conectado com seu potencial cliente para saber o que está faltando e pode ser melhorado.

Por isso, considere envolver sua equipe comercial e de marketing para personalizar estratégias, e, se for preciso, deixe que profissionais de confiança liderem projetos e mudanças na abordagem ao cliente.

É a chamada liderança situacional que coloca a responsabilidade de projetos importantes em profissionais experientes, inovadores e capazes de trazer a solução ideal.

Em outras palavras, delegue a necessidade de conquistar resultados, não as tarefas necessárias para chegar até eles.

7. Trabalhe sua segmentação como nunca antes feito

Já deu para perceber que personalização é tudo, mas, em algumas situações, não dá para enviar um email de nove palavras para cada cliente. Isso seria trabalhoso e contraproducente, já que aumentaria os custos de vendas.

Assim, é preciso unir automação, personalização e inteligência. Com o uso da análise de dados, é possível criar segmentações de leads mais apuradas, garantindo que as equipes de marketing e vendas possam trabalhar com cada uma delas de forma única e diferenciada.

O chamado vendarketing — junção da equipe de vendas e marketing — é muito eficiente nesse sentido, pois proporciona uma experiência única desde o início das interações.

Dessa forma, mais dados são coletados sobre os potenciais clientes, garantindo melhor qualificação de suas propensões à compra, e, claro, personalização das abordagens de vendas. O resultado, é claro, é aumento da conversão e redução dos custos comerciais.

8. Invista no Marketing de Conteúdo para fortalecer seus diferenciais

O Marketing de Conteúdo voltado para o ambiente virtual tem o poder de influenciar seus diferentes canais, servir de apoio para ações comerciais das lojas físicas, fortalecer a imagem da empresa e criar uma conexão com seu público.

Ou seja, é indispensável para as empresas que querem aumentar suas conversões online, pois realiza a nutrição de leads e faz com que eles avancem no funil de vendas.

Se ele não é a atividade principal do seu negócio, é possível terceirizar a produção de conteúdos e estratégia de marketing, por exemplo. A gestão de mídias sociais também pode ser gerenciada por uma equipe especializada e externa.

9. Integre suas estratégias de marketing para aumentar a conversão online

Toda ação de marketing e canais de interação devem estar conectados. Isso fortalece a marca e permite que a empresa crie experiências de contato e vendas muito mais relevantes para seus clientes.

O fator omnichannel é essencial para empresas que tenham atuação no ambiente online, pois permite que seu principal diferencial, o fato de poder se relacionar com o cliente em qualquer lugar, seja potencializado com o uso das redes sociais, aplicativos, e-commerce e demais ferramentas do mundo digital.

É possível perceber que as boas práticas para aumentar a conversão online em 2020 permeiam entre a omnicanalidade, automação e a personalização das interações.

Investir em ações que conectem seus canais, por exemplo, garante que sua empresa concentre maior parcela da atenção dele. A automação, por sua vez, permite que vocês mantenham um volume de interações interessante e com custo reduzidos para direcionar o lead até a conversão.

Como as relações e experiências relevantes ainda são as mais importantes, personalizar os contatos e fazer com que os clientes se sintam únicos também é determinante.

O e-mail marketing é uma das ferramentas que agregam todos esses valores e ainda figura, fortemente, como uma das principais soluções para aumentar a conversão online. Então, quer saber como estruturar e otimizar essa estratégia?

Texto retirado do site Rock Content.