8 Passos para uma campanha de sucesso

Autor: Equipe Opte Comunicação

Criar uma campanha de marketing bem sucedida quase nunca é fácil. Todos os dias, milhares de pessoas criam conteúdos online que viralizam, o que pode passar a impressão de que é fácil “bombar” na internet e criar engajamento.

No entanto, a realidade é bastante mais dura. Para alcançar o sucesso, é preciso fazer um planejamento estratégico completo e ser consistente, o que costuma tomar tempo e esforço.

Ainda assim, existem algumas dicas que podem tornar esse processo mais intuitivo. Então leia até o final para conferir os nossos 8 passos para uma campanha de sucesso:

1 – Defina o objetivo

Antes de começar o seu projeto, é preciso determinar qual é o objetivo da campanha, ou seja, o que você deseja alcançar com ela. Existem diversas possibilidades, como criar uma comunidade online, obter mais leads para o seu site, lançar um produto, melhorar a imagem da empresa, etc.

2 – Determine o público-alvo

Delimitar corretamente o seu público (ou a persona) é essencial para que a campanha tenha bons resultados. Afinal, de nada adianta pensar em ótimos conteúdos se não estiverem direcionados à pessoa certa, que vai se interessar por eles.

3 – Decida os formatos

Para que mais pessoas acessem o material da sua campanha, é importante apostar em diferentes formatos de divulgação. Essa variedade vai fazer com que o seu conteúdo se torne mais interessante e tenha mais engajamento.

Alguns exemplos de formatos de conteúdo mais utilizados atualmente são: vídeos, artigos de blog (especialmente em forma de listas), podcasts, infográficos e jogos.

4 – Seja autêntico

A sua campanha de sucesso deve estar de acordo com a identidade e os valores que a marca já carrega. Isso porque produzir conteúdo não relacionado com a história da sua empresa pode até desagradar os clientes. Por isso, seja coerente e dê sempre um ângulo próprio ao assunto que pretende tratar.

5 – Não foque apenas no comercial

A campanha de marketing viral não é o espaço para fazer uma propaganda explícita do seu produto ou serviço. É muito improvável que as pessoas se engajem e compartilhem um conteúdo puramente promocional.

Por isso, a melhor forma de fazer uma campanha de sucesso é passar uma mensagem ou experiência positiva para o usuário, o que deve construir um relacionamento entre vocês. É a publicidade que não parece publicidade.

6 – Surpreenda

As campanhas de maior sucesso são aquelas que oferecem ao público algo inesperado. Afinal, os acontecimentos mais inusitados são os que têm mais chance de serem comentados e compartilhados espontaneamente.

Por essa razão, fuja do padrão de sempre, explore a criatividade e ofereça ao seu cliente um conteúdo surpreendente.

7 – Explore as emoções

Quanto mais o seu material emocionar os clientes, mais provável será que eles se conectem com a campanha e a compartilhem. Isso porque as emoções são determinantes no que diz respeito a tomarmos uma atitude.

Contudo, é importante que os sentimentos despertados sejam positivos, como reflexão, diversão e nostalgia. Emoções negativas como raiva e tristeza podem causar repulsa e impedir que o conteúdo seja compartilhado.

8 – Promova o conteúdo em diferentes canais

Por fim, não deixe de investir em variados meios de comunicação de massas, sempre que tiverem a ver com o seu público. Televisão e redes sociais são ótimas plataformas para viralizar.

Além disso, considere patrocinar o seu conteúdo para que ele possa atingir ainda mais pessoas.

Case de sucesso – Hospital de Amor:

No final de 2017, o Hospital de Câncer de Barretos trocou seu nome por Hospital de Amor. A ação envolveu a troca do logotipo da instituição e o lançamento de um vídeo da campanha:

O case do Hospital de Amor se tornou um exemplo de viral que segue as dicas que abordamos:

  • Mexe com as emoções ao despertar empatia e afeto;
  • Foi divulgado em múltiplos canais;
  • Conversa com o público-alvo;
  • Tem relação com a identidade da instituição;
  • Adota um formato de fácil entendimento.
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Fabiana Calil

Mais de 20 anos de profissão sendo 14 deles gerindo meu próprio negócio, me fizeram uma profissional com visão abrangente, multidisciplinar, ágil e com uma capacidade única na gestão de equipes coesas, eficientes, responsáveis e capazes de se auto gerir.